Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo. Temporariamente, um pouco de estresse oxidativo — processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células — ajuda a evitar o diabetes tipo 2, causado pela resistência à insulina, concluíram pesquisadores das universidades de Jena, na Alemanha, e Harvard, nos Estados Unidos. Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem. Os dois grupos foram divididos em subgrupos que tomaram ou não uma combinação de vitaminas C e E .Todos os subgrupos praticaram exercícios durante quatro semanas e passaram por exames de avaliação de sensibilidade da glicose à insulina antes e após esse período. Apenas exercícios físicos, sem doses adicionais de vitaminas, promovem a longevidade e reduzem o diabetes tipo 2. Ao contrário do que se pensava, os resultados negam que o estresse oxidativo seja um efeito colateral indesejado da atividade física vigorosa: ele é na verdade parte do mecanismo pelo qual quem se exercita é mais saudável. A conclusão é clara: nada de antioxidantes depois de correr.
Respostas
O texto que você acabou de ler pertence á esfera de divulgação científica e apresenta recursos linguísticos próprios a esse gênero. Identifique nas alternativas abaixo a característica que não corresponde a esses recursos:
A) emprego de vocabulário técnico:
B) resultados de estudos científicos:
C) ponto de vista subjetivo:
D)presença de argumentos de autoridade.
No Texto Científico não se admite subjetividade ou divagação que não se tenha relação direta com o tema abordado.
Um texto científico trata-se de uma produção textual, consiste em uma narrativa escrita que traz a abordagem de determinada teoria ou conceito, tendo embasamento no conhecimento científico por meio da linguagem científica.
A construção de um texto científico se dá por meio de uma linguagem científica, que precisa ser objetiva, de forma que não haja espaço para ambiguidade. No texto científico a preocupação com a estética não existe
Bons estudos!