Os movimentos convergentes de placas tectónicas, nas quais ocorre o processo de subducção, são responsáveis pela
formação de cadeias montanhosas. Na América do Sul esse movimentou resultou na formação da
A) planície do Chaco.
B) serra da Mantiqueira.
C) planicie Amazônica
D) cordilheira dos Andes.
E) serra dos órgãos.
Respostas
Resposta:
Letra D - cordilheira dos Andes
Explicação:
A cordilheira do Andes, localizada na porção oeste sul-americana, foi originada de movimentos tectônicos. A pressão entre duas placas distintas provoca a formação de grandes formas de relevo, como montanhas e cordilheiras.
O tectonismo ou diastrofismo possibilita a alteração da paisagem terrestre através da movimentação das placas tectônicas, formando cadeias montanhosas como a Cordilheira dos Andes (D).
O agente endógeno tectonismo é responsável por modificar as formas de relevo na paisagem natural. Com movimentos de colisão e afastamento, esse abalo faz com que as células ou correntes de convecção se movimentem.
Há dois tipos de movimentação das placas tectônicas: a orogênese e a epirogênese.
Orogênese é um tipo de movimento horizontal, causando aproximação e afastamentos das placas e provocam terremotos, cadeias montanhosas e vulcanismo.
Epirogênese consiste no movimento vertical das placas. Ele provoca a emigração ou a imigração de magma do subsolo e causa a declinação do relevo.
Sabe-se que existem doze placas tectônicas no mundo, a saber: Africana, Antártica, Arábica, Caribeana, dos Cocos, Eurasiática, Filipina, Indo-Australiana, de Nazca, Norte-Americana, do Pacífico e a Sul-americana.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22437912