• Matéria: História
  • Autor: amonitanarai
  • Perguntado 4 anos atrás

A Idade Moderna foi palco de transformações que permearam os âmbitos sociais, políticos e econômicos na Europa nos séculos XV, XVI e XVII. A intervenção do Estado absolutista na economia foi se consolidando e passou a ser chamada de mercantilismo, caracterizado, entre outros elementos, pelo metalismo (acumulação de metais preciosos), pela balança comercial favorável (estimulando a exportação e desestimulando a importação) e pelo protecionismo alfandegário, além de desenvolver e impulsionar os setores que mais lhe interessavam, criando monopólios. O absolutismo foi mais forte sobretudo na Espanha, em Portugal, na França e na Inglaterra, que acabaram tendo vantagem na acumulação primitiva de capital em relação a outros lugares. Essa acumulação de capitais foi fundamental para o patrocínio de Portugal e Espanha na Expansão Marítima, que, por sua vez, resultou no colonialismo - mais uma das características do mercantilismo, que visava a acumulação de riquezas a partir do domínio exploração de terras na América." /// Segundo a interpretação do texto, são características do mercantilismo: *
a) Balança comercial favorável, expansão marítima, livre mercado e unificação das moedas.
b) Intervenção do Estado absolutista na economia, metalismo, balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, criação de monopólios e o colonialismo.
c) Livre iniciativa da burguesia e camponeses, economia baseada na agricultura, feudos autossuficientes, baixa circulação de mercadorias.
d) Intervenção do Estado absolutista na economia, implantação de manufaturas nas colonias americanas, desenvolvimento das indústrias e do comércio internacional.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Respostas

respondido por: al2991365
0

Resposta:

Explicação:vvsfgxvv

Perguntas similares