2- Segundo McArdle (2003), a obesidade está relacionada a uma série de comorbidades, denominada síndrome dos obesos. Cite essas comorbidades.
Respostas
RESUMO
A obesidade é considerada, atualmente, um dos principais problemas de saúde pública, constituindo-se em epidemia mundial responsável por aumento substancial da morbimortalidade. O aumento do índice de massa corporal (IMC), principalmente em obesos graves (IMC 40,0 kg/m2), provoca graves problemas de saúde, como elevação do fator de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, ortopédicas, entre outras. Por ser de causa multifatorial resultante da interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais, causa forte impacto tanto na saúde quanto no bem-estar psicológico e, principalmente, na qualidade de vida. O declínio na qualidade de vida é mais acentuado nos obesos que não seguem tratamento para a perda de peso. Esta revisão bibliográfica objetiva discutir as causas da obesidade e suas consequências na qualidade de vida das pessoas.
Explicação:
A obesidade é doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo. Sua prevalência cresceu acentuadamente nas últimas décadas, principalmente nos países em desenvolvimento.1,2 Sua causa é multifatorial e depende da interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais.3
A obesidade tornou-se problema de saúde pública, uma vez que as consequências para a saúde são muitas e variam do risco aumentado de morte prematura a graves doenças não letais, mas debilitantes, que afetam diretamente a qualidade de vida.4
Este estudo apresenta, por meio de revisão bibliográfica, as causas da obesidade e suas consequências na qualidade de vida.