Conhecemos, ao longo das primeiras unidades, os principais conceitos da administração de recursos materiais e patrimoniais, entre eles um dos principais pilares desta disciplina: a cadeia de suprimentos, que engloba a administração de materiais como um todo e, por esse motivo, é uma das grandes tendências dessa área (assunto aprofundado na unidade 6). Dessa forma, descreva (em aprox. 20 linhas) o que é e qual a importância da cadeia de suprimentos, considerando o atual cenário da administração de materiais.
Respostas
Resposta:
A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento e transporte de produtos ou serviços. Isso inclui a compra de matérias-primas, controle de estoque e o transporte do produto até o cliente final.
Porém, é preciso que todas as atividades sejam muito bem planejadas e otimizadas para que possam gerar resultados positivos. Além disso, o planejamento precisa ser feito integrando todos os setores que influenciam na produção.
A Cadeia de Suprimentos serve para gerar a satisfação do cliente, atendendo a todos os seus requisitos no menor tempo possível, com foco na redução de custos e aumento na qualidade do produto.
Isso faz com que a cadeia de suprimentos seja extremamente utilizada dentro da metodologia Lean Manufacturing, pois essa filosofia também visa aumentar o valor agregado aos olhos do cliente, eliminando ao máximo, os desperdícios existentes no processo.
Isto quer dizer que a cadeia de suprimentos é feita para que haja uma troca de todas as informações necessárias entre os setores, e assim eles possam trabalhar de forma estruturada. Isso diminui o número de falhas e as descontinuidades na produção.
Explicação: