Respostas
Resposta:
Um vulcão entra em erupção devido às forças internas da Terra que mantêm o manto e, consequentemente, o material magmático em atividade. A Terra não é constituída por um único bloco rochoso, como era imaginado há muitos anos. A litosfera terrestre possui blocos rochosos fragmentados, conhecidos como placas tectônicas, que se encontram em constate movimento.
Ao movimentar-se, essas placas provocam agitação do material magmático. Essa agitação, associada às altas temperaturas no interior da Terra, faz com que o material magmático ascenda-se e seja expelido para o exterior da crosta terrestre. Essa massa magmática é conhecida como lava, composta por metais como magnésio e ferro e encontrada em uma temperatura superior a 1.000 ºC.
A atividade vulcânica pode representar um grande tragédia de ordem natural. Dependendo da localização do vulcão, cidades, comunidades ou povoados podem ser drasticamente afetados. A maior parte das erupções vulcânicas não pode ser prevista, o que acaba pegando todos de surpresa.
Além de ser um poluidor atmosférico natural, os vulcões, ao entrarem em erupção, podem expelir material magmático capaz de percorrer longas distâncias, provocando enorme prejuízo para as áreas vizinhas e os possíveis habitantes. Muitas tragédias associadas à ação dos vulcões já foram registradas em diversas partes do mundo.