Quanto aos ácidos citados no texto que atuam sobre os íons de cálcio e fosfato da superfície dos cristais de hidroxiapatita, podemos afirmar:
a) O ácido láctico é produto da fermentação aeróbica.
b) O ácido láctico é um produto da fermentação anaeróbica.
c) O ácido láctico é produto do ciclo de Krebs no citosol.
d) O ácido láctico é produto do ciclo de Krebs na matriz mitocondrial.
e) O ácido láctico é produto na respiração aeróbica.
Respostas
Resposta:
a letra aaaa ..............
Resposta:
Letra A
Explicação:
As bactérias que causam a deterioração aderem-se aos dentes e produzem ácido lático através do metabolismo de açúcar. O ácido lático diminui o pH na superfície dos dentes para menos de 5. Num pH inferior a 5,5, a hidroxiapatita começa a dissolver e ocorre a deterioração dos dentes.
A produção de ácido lático nos músculos, é realizada por bactérias denominadas acetobactérias.
Fermentação Acética
As acetobactérias fazem fermentação acética, em que o produto final é o ácido acético. A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético. As acetobactérias, também conhecidas por bactérias acéticas, necessitam de oxigênio para realizar acetificação.
O Metabolismo anaeróbico é uma forma alternativa de metabolismo que ocorre quando os níveis de oxigênio são baixos e menos energia é produzida do que durante a respiração aeróbica.
O metabolismo aeróbico utiliza o oxigênio para remover a energia da glicose e a armazena em uma molécula biológica chamada trifosfato de adenosina (ATP).
O ATP é a fonte de energia do corpo humano e a quebra de moléculas de ATP libera energia que é usada para uma variedade de processos biológicos, incluindo o movimento de moléculas através das membranas.
PS: espero ter ajudado com essas informações não entendi muito bem, mas espero ajudar.