Respostas
Classificado como “documento histórico” por Ban Ki Moon, o então secretário-geral da ONU, o Acordo de Paris – que leva este nome por ter sido firmado no dia 12 de dezembro de 2015 na COP21, em Paris – tornou-se há cinco anos o primeiro acordo global sobre o clima desde 1997, quando as nações redigiram o Protocolo de Kyoto. Ao todo, os delegados de 195 países presentes na conferência climática parisiense aclamaram o texto, que foi ratificado em dezembro de 2016, quatro anos antes do prazo previsto.
Classificado como “documento histórico” por Ban Ki Moon, o então secretário-geral da ONU, o Acordo de Paris – que leva este nome por ter sido firmado no dia 12 de dezembro de 2015 na COP21, em Paris – tornou-se há cinco anos o primeiro acordo global sobre o clima desde 1997, quando as nações redigiram o Protocolo de Kyoto. Ao todo, os delegados de 195 países presentes na conferência climática parisiense aclamaram o texto, que foi ratificado em dezembro de 2016, quatro anos antes do prazo previsto.O Acordo de Paris é o primeiro da história a apresentar compromissos de todos os signatários pela descarbonização do planeta. Em termos práticos, o texto aponta caminhos para que o aumento médio da temperatura na Terra fique em 1,5°C, ou bem abaixo dos 2°C.
Classificado como “documento histórico” por Ban Ki Moon, o então secretário-geral da ONU, o Acordo de Paris – que leva este nome por ter sido firmado no dia 12 de dezembro de 2015 na COP21, em Paris – tornou-se há cinco anos o primeiro acordo global sobre o clima desde 1997, quando as nações redigiram o Protocolo de Kyoto. Ao todo, os delegados de 195 países presentes na conferência climática parisiense aclamaram o texto, que foi ratificado em dezembro de 2016, quatro anos antes do prazo previsto.O Acordo de Paris é o primeiro da história a apresentar compromissos de todos os signatários pela descarbonização do planeta. Em termos práticos, o texto aponta caminhos para que o aumento médio da temperatura na Terra fique em 1,5°C, ou bem abaixo dos 2°C.Todos os países que fazem parte da Convenção do Clima, assinada em 1992, devem adotar metas determinadas nacionalmente para o combate ao aquecimento global e colocá-las em prática, apesar da legislação internacional não determinar como obrigatório que cada nação cumpra com suas promessas. Antes do Acordo fechado na França, apenas as nações ricas tinham alguma meta de corte de emissões de gases de efeito estufa. O Acordo de Paris tem força de lei internacional, por ser uma regulamentação da Convenção do Clima da ONU, assinada em outro evento climático histórico, a Rio 92, realizada no Brasil.
Espero ajudar❀(*´▽`*)❀
Bons estudos(´^ω^`)