• Matéria: Sociologia
  • Autor: Larisa323312
  • Perguntado 4 anos atrás

O conceito de cultura vem sendo discutido desde a sua primeira definição até a contemporaneidade. Descreva a forma como Edward B. Tylor e Franz Boas definem a palavra cultura. Cite as respectivas escolas antropológicas e diga de que forma conceitos como o etnocentrismo e o relativismo contribuem para a construção de cada uma dessas vertentes.


guilherme123g1cjs: E do professor ícaro ne sksk
guilherme123g1cjs: ele disse pra não pegar no braylin sksk
geovanniteles43: todo mundo sabe que é do icaro mas eu vi umas 3 aulas dele e mesmo assim n entendi, vim aqui só pra ver se consigo entender uma base hahaha

Respostas

respondido por: priscilasm2
0

Edward B. Tylor descreve que a cultura é fruto de um processo de evolução da humanidade, sendo um conjunto complexo de conhecimentos de uma sociedade que inclui artes, religião, princípios morais e éticos, hábitos que permeiam uma determinada região.

Para Franz Boas, cultura é sinônimo de pluralidade, marcada pela diversidade, onde cada cultura deve ser estudada de forma particular por ser um elemento único de um povo.

Franz Boas assume uma postura ligada ao relativismo, criticando a teoria de Tylor ao demonstrar que a cultura deveria ter uma perspectiva particular, única. Diferente de Edward B. Tylor que fundamentou seus preceitos a partir das escolas antropológicas, baseando-se na evolução darwinista, onde a cultura evoluía em estágios e tinha portanto uma visão de progresso cultural.

Bons estudos!

Perguntas similares