Texto 1 : Desistência O menino Tonho mexendo no lixo achou um sonho e pôs-se a sonhar. Com queijo de nuvens, bolachas de estrela, pastéis de luar. O sonho era duro e estava mofado. E ele desistiu de sonhar acordado. DINORAH. Maria. Barco de sucata. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1986.
Texto 2 : Pessoas e urubus disputam restos Em Belford Roxo, onde deveria existir a rodovia estadual RJ-040, urubus e gente disputam os detritos espalhados por um trator, sobre as margens de um riacho e de um mangue à beira da estrada. O mau cheiro é uma constante e a miséria é compreendida no pedido de Sebastião Mangueira, o Tião, que sobrevive dos restos produzidos, aos borbotões, pela sociedade de consumo. "Queria provar um pedaço de panetone. Nesta época do ano vejo um monte dessas caixas, mas nenhuma delas traz um pedacinho que seja. Deve ser muito bom", sonha o trabalhador, de 63 anos [...].
Compare os dois textos.
a) Em qual dos textos predomina a intenção de emocionar o leitor e em qual deles prevalece a intenção de informar?
b) Em relação à forma, qual a diferença fundamental entre os dois textos?
c) Qual dos dois textos você considera mais objetivo? Explique.
d) O que há em comum entre os assuntos abordados nos dois textos?
Respostas
Resposta
1.
a) No texto 1, a intenção principal é emocionar, sensibilizar de forma poética. No texto 2, embora seja clara a intenção de sensibilizar o leitor, o principal objetivo é informar, comunicar um fato verídico.
b) O texto 1 esta escrito em versos, e o texto 2 em linhas contínuas. Um é poema e o outro é prosa.
c) O texto 2, pois tem a intenção de informar com maior grau de objetividade, com mais precisão (é citado o lugar e o nome completo da pessoa envolvida).
d) O que há em comum é o tema/assunto: ambos tratam do sofrimento humano causado pela miséria e pela fome.
2. Espera-se que os alunos compreendam que os leitores para textos diferentes, geralmente, têm gostos e necessidades também diferentes. Um leitor que goste de poemas poderá se interessar mais pelo texto A, um leitor interessado em textos informativos poderá ler o texto 2. Ressaltar que isso não é uma regra, pois um mesmo leitor pode se interessar por um ou por outro, dependendo do momento, de seus objetivos, da intenção e da circunstância em que está lendo o texto, etc.
3. Resposta pessoal.
** Lembrar aos alunos que, embora seja muito comum poemas apresentarem rimas. eles podem ser construídos também sem rimas.
Levantar com eles as rimas que ocorrem no poema "A rua das rimas": imagino, menino, destino, pequenino, poeta, reta, quieta, discreta; direita, estreita, feita, perfeita;matinais, jornais, aventais, portais, animais, varais, quintais; paralelas, elas, belas, singelas, amarelas, douradas, descabeladas, debruçadas, namoradas, calçadas.