• Matéria: ENEM
  • Autor: mathfurt4710
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto: "Os sociólogos definem a desigualdade de gênero como a diferença de status, poder e prestígio que as mulheres e os homens apresentam nos grupos, nas coletividades e nas sociedades" GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2005, p. 107. 1. Sobre o conceito de gênero, marque a alternativa incorreta: * 1 ponto a) A discussão sobre gênero emergiu na década de 1960, em um contexto marcado por transformações culturais que trouxeram à tona diversas "vozes" silenciadas pelos discursos hegemônicos. b) O conceito de gênero se refere tanto ao modo como cada sociedade define homem e mulher quanto à maneira como, numa mesma sociedade, essas definições mudam ao longo do tempo. c) Nas discussões sobre gênero constatou-se que a maioria das sociedades constrói hierarquias que desfavorecem as mulheres, seja qual for à definição social da mulher em cada sociedade. d) O gênero não está associado aos papéis sociais que tentam naturalizar as desigualdades, ou seja, representações que enfatizam os papéis de "mãe e dona de casa" para as mulheres e "pai de família provedor" e "homem público" associados ao sexo masculino.


Anônimo: Faço PETS, atividades complementares, provas, envio as atividades, entre outros.
Preços acessível, interessado entre em contato: (31) 98542-3184
1°,2° e 3° ano do ensino médio
Anônimo: Pet 3 ano completo nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=BjmGbS1l1lQ

Respostas

respondido por: larissamagrani
14

Sobre a desigualdade de gênero, a resposta é a ALTERNATIVA D.

A discriminação, neste caso, a de gênero, é um mal que assola a sociedade e impulsiona o machismo mascarado e descarado.

Mulheres sofrem por inúmeros motivos, tais como: a violência doméstica, a falta de liberdade em vários sentidos (em se expressar, em ser quem verdadeiramente é), o preconceito, a desigualdade em vários níveis, seja salarial ou oportunidade de emprego.

Assim, concebe-se que movimentos feministas, buscando a igualdade entre os gêneros, combatem as desigualdades em vários modos, reivindicando que mulheres e homens possuem direitos e deveres como cidadãos e merecem um mundo mais empático e solidário. Assim, os movimentos feministas tentam igualar homens e mulheres ao vê-los como sujeitos isonômicos na sociedade.

Link: brainly.com.br/tarefa/25070320

Anexos:
Perguntas similares