Questão 7-"Contudo, persistimos franceses, pelo espirito, e, mais do que nunca, a diminuir pelo esnobismo tudo o que seja nosso. Tudo, sem a menor exceção. O que temos, não presta: a natureza, o céu, o clima, o amor, o café. Bom, só o que vem de fora. E ótimo, só o que vem da França.
O Texto acima, é de Luiz Edmundo, cronista brasileiro que viveu no período da Belle Epoque brasileira. Segundo Edmundo, o Brasil desvalorizava as produções nacionais e preferia o que vinha da França.
Com base no texto acima elabore um pequeno texto sobre a influência estrangeira na cultura dos brasileiros, explicando o que você acha que mudou hoje em dia: (mínimo 5 linhas )
Alguém me ajuda ??!!
Respostas
Resposta:
Essa desvalorização da cultura nacional é um dos traços herdados do período colonial que estão presentes até hoje no Brasil. O jornalista Nelson Rodrigues já falava bem disso quando elaborou a "síndrome do vira-lata", que seria justamente esse menosprezo e marginalização pelo o que é brasileiro, já que, supostamente, é sempre pior do que o importado. Sem dúvida, essa marginalização aumentou com a globalização, uma vez que outras culturas entendidas como superiores agora são facilmente observadas e copiadas em qualquer lugar onde esse fenômeno foi capaz de chegar. Isso pode ficar bem claro quando, por exemplo, se analisa as roupas de banho utilizadas peles mulheres do rio de janeiro da Bélle Époque, posto que elas vestiam roupas volumosas e com mangas no verão das praias cariocas só por ser o que era usado na Europa, onde o clima é bem diferente. Apesar de o Brasil ainda ter um forte movimento de valorização de sua cultura, história e produtos, é inegável que uma grande parte da população ainda propaga ideias de desvalorização do nacional e valorização do internacional.
Espero ter ajudado :)