É a concordância que garante a coerência dos textos que produzimos. Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. Levando em consideração estas informações, responda:
O verbo ser na oração “Eram cinco horas da manhã...”, é:
A) Impessoal e concorda com a expressão numérica
B) pessoal e concorda com o sujeito indeterminado
C) Pessoal e concorda com a expressão numérica
D) impessoal e concorda com o sujeito indeterminado
Respostas
respondido por:
1
Sobre o verbo “ser” na oração “Eram cinco horas da manhã...”, o mesmo é: A) Impessoal e concorda com a expressão numérica.
Os verbos impessoais compreendem aqueles verbos que possuem sujeito inexistente, considerando a expressão da ação que não pode ser conferida a nenhuma pessoa gramatical. Alguns exemplos de verbos impessoais que podemos citar são os seguintes: ser (como indicativo de datas, horas e distâncias), haver (como indicativo de existência), fazer (como indicativo de tempo passado).
No trecho da questão, temos que o verbo “ser” pode ser considerado como impessoal, pois a concordância verbal ocorre na indicação de horas, de datas e de distâncias.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás