(ELETIVAS) 12- Vimos que nosso país tem muitas regiões que podem passar por um processo de desertificação, mas também pudemos observar iniciativas de projetos sustentáveis que estão fazendo a diferença. Bora lá: Quais fatores podem provocar a desertificação? Marque somente a alternativa correta: * a)O desmatamento realizado com o objetivo de praticar agricultura, obtenção de energia ou madeira, quando não existe preocupação ecológica, o solo sofre com a erosão e se torna cada vez mais pobre em nutrientes, impossibilitando a vida da maior parte das plantas. b)O principal fator para a desertificação é o clima seco, sendo que a ação humana pode fazer pouco ou nada para provocá-la ou evita-la. c)As mudanças climáticas envolvem os principais fatores que provocam a desertificação, fazendo com que os climas secos sejam mais prolongados, os solos se tornam mais secos e mais pobres em nutrientes, impedindo a criação de plantações, sendo que o meio principal para impedir tal processo é a promoção da agricultura. d)O desmatamento realizado por povos indígenas e comunidades quilombolas atrapalham o avanço do agronegócio e provocam a desertificação das áreas e que vivem.
Respostas
Resposta:
Sobre o tema desertificação dos solos, a alternativa correta é: A) O desmatamento realizado com o objetivo de praticar agricultura, obtenção de energia ou madeira, quando não existe preocupação ecológica, o solo sofre com a erosão e se torna cada vez mais pobre em nutrientes, impossibilitando a vida da maior parte das plantas.
Nesse caso, o uso constante da terra no modelo de monocultura e a aplicação de agrotóxicos fazem com que a terra entre em processo de desertificação.
Como exemplos de consequências ou desdobramentos que podem ocorrer no solo por conta dos constantes desmatamentos nas florestas, podemos citar:
redução e até a eliminação da biodiversidade - destruição da fauna e da flora (responsáveis pela harmonia do meio ambiente) presente em um espaço geográfico;
empobrecimento da fertilidade do solo - que ocorre principalmente por conta da erosão;
desertificação dos solos - por conta da falta da ausência de importantes nutrientes que são eliminados com o calor das queimadas.