Levando em consideração que a DRE demonstra a performance econômica de uma entidade em um determinado período enquanto o BP demonstra a situação patrimonial, também em um determinado período, responda:
1) Como se relacionam a DRE com o BP??
2) Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos esquecer-nos de levar para o BP??
(PRECISO URGENTE) obrigada
Respostas
Resposta:
Balanço patrimonial e DRE são dois relatórios essenciais da contabilidade. ... Enquanto o balanço patrimonial faz um levantamento de ativos e passivos, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) traz a relação de receitas e despesas.
O balanço serve para representar a situação financeira e patrimonial da empresa na sua data de emissão. Ele demonstra ativos — bens e direitos — e passivos e as obrigações de uma empresa. O resultado da relação entre os grupos é o patrimônio líquido.
a Demonstração do Resultado do Exercício serve apenas para relatar a situação econômica, relacionando despesas e receitas e dando o lucro líquido do ano como resultado. Então, um exercício ruim representa apenas isso, podendo o negócio ainda ter lucro acumulado pelos resultados anteriores.
Apesar das diferenças, e também por conta delas, os relatórios contábeis acabam sendo complementares. Os dados de um deles auxiliam na obtenção de respostas extraídas das informações de outro.
A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.
A principal diferença entre os dois é que o primeiro reúne as despesas e receitas no regime de competência, enquanto o segundo mostra o equilíbrio entre ativos (saldo em caixa, estoque, bens, contas a receber, etc.) e passivos (contas a pagar, empréstimos, impostos, etc.).
Enquanto o balanço patrimonial serve principalmente para fazer um comparativo com os anos anteriores, a DRE tem como objetivo esclarecer como se formou a situação líquida da empresa no final do exercício.
Naturalmente, ambos se complementam na análise da situação econômica, financeira e patrimonial do negócio.
Explicação: