O culto à razão, o interesse pelos fatos contemporâneos e o anti-clericalismo são as características principais:
renascimento
romantismo
classicismo
realismo
iluminismo
Respostas
Resposta:
RENASCIMENTO: são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.
ROMANTISMO: as principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas. O contexto histórico que marcou essa geração foi a proclamação da independência. O romantismo trabalha a formação da identidade através do histórico nacional.
CLASSICISMO: entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
REALISMO: valorização da objetividade e dos fatos, impessoalidade, apagamento das ideias do autor, descrições de tipos sociais ou situações típicas, fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social, prevalência das formas do romance e do conto.
ILUMINISMO: as principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.
Explicação: