Respostas
Resposta:
Espiritismo
Allan Kardec foi autor, escritor e educador francês que codificou as obras básicas do Espiritismo. Ele foi discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, um dos pioneiros da pesquisa científica sobre fenômenos paranormais.
Dentro da doutrina espírita, a reencarnação desempenha um papel fundamental na relação entre o homem e Deus. Para os espíritas, a volta do espírito, mas em outro corpo físico e em um diferente contexto, como em uma nova família e até mesmo em diferentes nações, é a maneira como se dá a evolução e o aprendizado do espírito.
No Espiritismo, a ideia de morte é descartada, afinal, viemos de um plano espiritual e para ele voltaremos após a morte terrena.
Budismo
Na concepção budista, diferentemente do Espiritismo, a reencarnação não funciona como um agente de Justiça Divina ou evolução espiritual. No Budismo, todas as ações más e boas são tratadas aqui mesmo, na Terra. Logo, eles também não possuem a concepção de céu, inferno ou purgatório dos cristãos.
A reencarnação na visão budista nada mais é que deixar a vida física, nesta Terra Impura, e fazer a passagem para a Terra Pura. Todavia, essa passagem só acontecerá quando os seres completarem a roda das encarnações.
A roda das encarnações consiste no ciclo que o espírito fará voltando em diferentes corpos terrenos. Sendo os animais a casta mais baixa e os humanos a casta mais alta, quando finalmente o espírito se encarnar na vida humana, ele estará pronto para fazer a passagem e deixar a Terra Impura. A passagem será guiada pelos seus entes queridos que partiram.
Judaísmo
Diferentemente do Budismo e do Espiritismo, os quais possuem visões claras e detalhadas do pós-morte, os judeus não possuem uma visão específica. Dentro do Judaísmo, a concepção de vida após a morte, reencarnações e planos espirituais ainda é muito turva. Os judeus concordam que a alma é imortal e acreditam na possibilidade da existência de céu e inferno, no entanto não possuem uma visão muito clara sobre como se dá esse processo.
A chegada do Messias, para os judeus, é que trará a salvação da alma por meio da ressurreição. Mas, como o Messias ainda não veio, a relação entre a alma e a vida após a morte fica incerta. Dessa maneira, eles focam em viver a vida terrena da melhor maneira.
Explicação: