No Brasil, há diversos tipos de programas para automatizar e disponibilizar o acesso ao acervo das bibliotecas, que vão de softwares proprietários que são aqueles pagos, a open source e gratuitos. Nesse sentido, disserte sobre os softwares gratuitos. ( * Máximo 4000 caracteres )
Respostas
Softwares são as tecnologias existentes formadas por sequências de instruções, são os programas. Os softwares gratuitos são muitíssimo importantes para a democratização do acesso às tecnologias da informação.
Enquanto softwares desenvolvidos e patenteados por empresas privadas possuem diversos poréns, como custo elevado, captação de recursos financeiros de instituições e empresas pela empresa desenvolvedora do software, incapacidade de terceiros desenvolverem e aprimorarem o software pelo fato do código do software privado não ser aberto e elitização de tecnologias de informação, os softwares gratuitos são grandes aliados na jornada pela democratização da tecnologia da informação.
Os softwares gratuitos, geralmente open-source (código aberto), são softwares que, geralmente, têm como objetivo substituir tecnologias privadas dominantes no mercado (assim como o LibreOffice em relação ao Microsoft Office), garantir que as pessoas tenham acesso a um software de qualidade independente da capacidade financeira e permitir que desenvolvedores independentes sejam capazes de melhorar este produto disponível de forma gratuita para a sociedade.
Assim, a existência de softwares gratuitos é muito importante para impedir a elitização e domínio total das tecnologias da informação por grandes empresas e garantir que haja alternativas para todos em relação às tecnologias privadas, o que também permite evitar abusos das empresas por haver uma certa competição destas com outros softwares que não exigem custo algum.