A regionalização da Europa, que propõe dois conjuntos de países (Europa
Ocidental e Europa Oriental), é fruto da competição que existia entre a ex-União
Soviética e seus aliados socialistas e os Estados Unidos e seus aliados da Europa
capitalista. Levando-se em conta esse processo de regionalização, é correto afirmar
que:
a) ( ) ele está diretamente relacionado ao contexto da Guerra Fria, que dividiu o
continente a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
b) ( ) a “Cortina de Ferro” é fundamental para explicá-lo, uma vez que possui, a
leste, países como Alemanha Ocidental e Polônia e, a oeste, Belarus, Iugoslávia e
Tchecoslováquia.
c) ( ) por causa de sua posição geográfica pouco estratégica, o Leste Europeu não
se tornou importante para a geopolítica soviética.
d) ( ) ele é fruto do desenvolvimento capitalista e industrial mais acelerado na parte
leste do continente e pelos resultados da Segunda Guerra Mundial.
Respostas
Resposta:
a) ( ) ele está diretamente relacionado ao contexto da Guerra Fria, que dividiu o
continente a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
Explicação:
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o Leste Europeu foi havia sido conquistado pela União Soviético, que criou uma série de estados satélites comunistas na região, enquanto que a Europa Ocidental continuou capitalista, o que fez com que a Europa fosse cortada ao meio por uma ''Cortina de Ferro''.
Sobre a divisão da Europa Ocidental e Europa Oriental durante a Guerra Fria está correta:
a) ( ) ele está diretamente relacionado ao contexto da Guerra Fria, que dividiu o continente a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
E estão incorretas:
b) ( ) a “Cortina de Ferro” é fundamental para explicá-lo, uma vez que possui, a leste, países como Alemanha Ocidental e Polônia e, a oeste, Belarus, Iugoslávia e Tchecoslováquia.
A alternativa b está incorreta porque a “Cortina de Ferro” é um item importante para explicar essa análise, mas países como a Polônia, Belarus, Iugoslávia e Tchecoslováquia nessa divisão pertenciam à Europa Oriental, que está localizada no leste. Dos países citados somente a Alemanha Ocidental pertencia a porção oeste do território.
c) ( ) por causa de sua posição geográfica pouco estratégica, o Leste Europeu não se tornou importante para a geopolítica soviética.
A alternativa c está incorreta porque o que é mais marcante nessa divisão é a influência dos soviéticos sobre os territórios do leste europeu, que fazia fronteira direta com a Rússia, sendo uma região bastante estratégica.
d) ( ) ele é fruto do desenvolvimento capitalista e industrial mais acelerado na parte leste do continente e pelos resultados da Segunda Guerra Mundial.
A alternativa d está incorreta porque a região do continente que estava sob influência do capitalismo era a região oeste da Europa. Os resultados da Segunda Guerra Mundial foram conquistados com a resistência soviética aos nazistas e com o apoio dos aliados da parte Ocidental com a Inglaterra, com apoio dos Estados Unidos, os dois lados contribuíram para o término da guerra.
A divisão da Europa durante a Guerra Fria
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, a Europa ficou dividida em dois territórios: Europa Ocidental e Europa Oriental.
A Europa Oriental ficou sob influência dos soviéticos que quando lutavam contra os nazistas, empurraram as tropas de volta para o território alemão e ao longo do caminho passaram a exercer influência sobre os países da região.
A Europa Ocidental ficou sob a influência do capitalismo e tinha como principal aliado os Estados Unidos, que também foi um dos grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial.
Houve ainda a divisão do território da Alemanha onde a parte oeste estava sobre influência capitalista e a parte leste sob influência socialista.
Além disso a capital da Alemanha, Berlim, que estava localizada dentro da área de influência soviética também ficou dividida dentre o capitalismo (região oeste) e o socialismo (região leste).
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a divisão da Europa durante a Guerra Fria em: https://brainly.com.br/tarefa/10838577
#SPJ2