7- A burguesia queria o desenvolvimento industrial na França e liberdade para fazer o comércio internacional. Qual era o modelo econômico defendido pelo os burgueses? (1,0)
a) Liberalismo
b) Mercantilismo
c) Neoliberalismo
d) Keynesianismo
Respostas
A principal ideia do Liberalismo consiste na ideia de defesa das liberdades do indivíduo, com o Estado atuando diretamente para a manutenção de tais. Citando indiretamente Locke (iluminista), o Estado tinha como função a defesa da propriedade de seus cidadãos, em todos os seus três sentidos: a vida (garantir a segurança); a liberdade; e a posse privada de bens.
Assim, é possível expandir tal conceito para o setor econômico. A burguesia nascida da Revolução Industrial se inspirou bastante na obra do professor britânico Adam Smith, A Riqueza das Nações, para defender sua ideologia nas outras nações da Europa. Nesta, além de criar a base teórica para o surgimento dos estudos econômicos, teceu comentários sobre até que ponto seria justificável a intervenção do Estado na economia.
Abordando sobre o mercantilismo, caracterizado pela alta intervenção estatal nos assuntos econômicos da nação, o autor duramente criticou tal modelo. Para o mesmo, o Estado só deveria interferir na Economia se: existirem disfunções no mercado interno (como monopólios); se uma nação externa impor tarifas ao mercado nacional de sua nação (o Estado tem de "dar o troco com a mesma moeda", impondo tarifas aos mercados da nação estrangeira); o capital privado não tiver interesse em algum setor (como na época, o setor educacional).
Além disto, outras opções além da defendida anteriormente não encaixam, pois o neoliberalismo surge apenas na segunda metade do século 20; e o keynesianismo na primeira do mesmo século. O contexto do surgimento e expansão para resto do mundo da Rev. Industrial é século 18, 19.