• Matéria: História
  • Autor: dudanovaistavares
  • Perguntado 4 anos atrás

1- Sabemos que as oportunidades e desafios que o Novo Mundo trouxe contribuiu para definir e transformar o Velho Mundo. Comente sobre essa afirmativa


sandracardosodaconce: oi
sandracardosodaconce: zhfhjggkjfirsujgsfhlkdgtluekyfyklfufifkykyfkyfdjtjtkyf
roberta5234: oi
sandracardosodaconce: ou não sei se e o que eu faço pra vc e eu não sei ainda se vou ter que ir lá pra casa e vc como tá a vida aí eu não sei se vou conseguir
roberta5234: am

Respostas

respondido por: roberta5234
0

Resposta:

O Novo Mundo é uma expressão atribuída ao continente americano após sua descoberta. Este termo tem sua origem no final do século XV, mais precisamente em 1492, ano em que ocorreu a descoberta da América pelo navegador genovês Cristóvão Colombo que estava a serviço da Espanha. Mesmo depois mais de 300 anos após a primeira viagem de colombo as Américas, surgiram diversos questionamentos que buscavam compreender qual a contribuição que o Novo Mundo trouxe para a Europa. Será que a descoberta de um Mundo Novo contribuiu beneficamente para a Europa, ou não? Qual o impacto dessa descoberta para o Velho Mundo? Estas eram apenas algumas das indagações que afloraram nos debates ao longo da história moderna e depois dela.

Até o século XVIII o que se pensava sobre o impacto do Novo do Velho Mundo era muito preconceituoso. Somente após o século XIX que a historiografia passou a enxergar o impacto da descoberta como benéfico para a Europa. Até então havia pouquíssimo interesse em compreender a perspectiva histórica sobre a contribuição que o novo mundo trouxe para o desenvolvimento econômico e cultural da Europa e associavam o descobrimento e a colonização como parte do processo feito pelo europeu do Renascimento. Nesse período da história moderna com o Renascimento, tentam voltar ao passado e tudo o que é novo é estranho no século XVI. Isso trouxe mais um fechamento do que uma abertura de pensamento, pois viam com estranheza o que era novo. Tinham grande admiração pela Antiguidade, esta lhe parecia trazer-lhes mais benefícios do que a descoberta do Novo Mundo. No mais, a sensação de superioridade europeia impedia que pudessem enxergar o outro, notar sua presença e importância. Entretanto não dava para ignorar as mudanças que ocorreram por causa do impacto. Desse modo, dependemos dos diferentes ângulos de visão para compreender o processo histórico.

As oportunidades e desafios que o Novo Mundo trouxe contribuiu para definir e transformar o Velho Mundo. Era um acontecimento totalmente novo e diferente do que os europeus já haviam experimentado, pois não sabiam nada dos habitantes da América. Era uma experiência nova e surpreendente. O processo de conquista das Américas vai além da posse de terras, abrange a descoberta e compreensão do outro; e esse outro não era o europeu.

Explicação:

espero ter ajudado a


roberta5234: peguem o importante
roberta5234: falou
roberta5234: desculpa pela bíblia
roberta5234: kakaka
Perguntas similares