O tamanduá-bandeira é encontrado nas florestas tropicais e nos cerrados desde a Guatemala até a Argentina, sendo comum no Brasil. É um animal de hábitos diurnos, que vive cerca de 25 anos. Alimenta-se, principalmente, de cupins e de formigas que ele localiza com seu longo focinho e olfato bem desenvolvido. Suas patas dianteiras possuem fortes garras, usadas para cavar a terra onde estão os cupinzeiros e formigueiros. Ele introduz no buraco o focinho e a língua pegajosa e comprida, na qual prende os insetos, e os engole. Pode comer até 30 mil formigas por dia. O tamanduá-bandeira é uma espécie ameaçada de extinção, isto é, as populações desse animal estão diminuindo a tal ponto que a espécie corre o risco de desaparecer do planeta. Isso acontece por causa da caça e também porque seu ambiente natural está sendo destruído. .
a)Que ecossistema aparece no texto?
Respostas
O ecossistema que aparece no texto é o Cerrado.
O Tamanduá-Bandeira é um mamífero que apresenta a capacidade de se adaptar a diversos ambientes, pois são bons nadadores, conseguem escalar árvores, apesar de se encontrarem mais em solo. Por essa razão, esse animal pode ser encontrado nos biomas Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado no Brasil. Entretanto, o maior número de populações de Tamanduá é encontrado no bioma Cerrado.
O Cerrado é um bioma de grande biodiversidade no Brasil, mas que também encontra-se devastado e com várias violações, por causa dos desmatamentos, queimadas e caça dos animais. O Tamanduá-Bandeira é um dos animais em risco de extinção por causa dessas atividades ilegais no Brasil, assim como a Onça Pintada e o Lobo-Guará.
Espero ter ajudado, bons estudos!