PROPOSTA DE PRODUÇÃO
"Lenda é uma história cheia de mistério e fantasia que nasceu com o objetivo de explicar acontecimentos que teriam causas não conhecidas”, seu autor é desconhecido e ela é passada de geração a geração. Agora, é sua vez, você irá criar ou recontar uma lenda indígena ou africana. Para tanto, você terá que usar todo o conhecimento sobre lendas que você aprendeu em sala de aula. Não esqueça de:
• Mantenha- se fiel aos elementos comuns que você encontrou nas diferentes versões das lendas;
• Lembre- se de explicar o fato ou fenômeno apresentando situações ficcionais, imaginárias, podendo mesclá-las com elementos reais;
• Apresente a situação inicial, os personagens, local em que se passa;
• Introduza elementos mágicos na sua lenda;
• Pontue seu texto adequadamente;
• Respeite as normas da norma culta.
Quem puder me ajudar, ficaria extremamente agradecida!! <33
Respostas
moça, agora eu tô meio ocupada pq eu tô fazendo prova, mas depois eu volto aq pra te ajudar tá ?
lenda : A lenda do Guaraná
Um casal de índios da tribo de Maués vivia por muitos e muitos anos sem ter filhos, isso os causava uma tristeza sem comparação.
Certo dia, pediram ao deus Tupã uma criança, o mesmo sendo o rei dos deuses vendo a bondade no coração do casal, lhes atendeu o pedido dando a eles um belo menino.
Tempos se passaram e o menino cresceu saudável, bonito, generoso e bom.
Porém, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma inveja enorme do menino, da paz e da felicidade que ele transmitia então, Jurupari decidiu ceifar aquela vida em flor.
Um dia, o menino foi coletar frutos em uma árvore, Jurupari vendo isso se aproveitou para preparar sua vingança.
Ele se transformou numa cobra extremamente venenosa, e se escondeu entre as árvores para que o menino não o visse, assim quando o menino foi colher as frutas, Jurupari mordeu o menino matando-o no mesmo instante.
Essa triste notícia se espalhou rapidamente. Nesse momento, trovões ecoaram na floresta e relâmpagos fortissimos caíram na aldeia.
A mãe que chorava em desespero, entendeu que isso era uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos do menino, por que deles nasceria uma nova planta que daria frutos muito saborosos.
Os índios atenderam o pedido da mãe e plantaram os olhos do menino. No mesmo lugar nasceu uma planta assim como Tupã avia dito. Essa fruta cuja as sementes são negras e tem um arilo branco ao seu redor, imitando os olhos humanos, os olhos do menino, foi chamada de Guaraná.