• Matéria: Biologia
  • Autor: unknowndopequeen
  • Perguntado 4 anos atrás

explicação ou resumo no mínimo 12 linhas sobre herança dos grupos sanguíneos:​

Respostas

respondido por: analiviapcruz
2

Resposta:

Segundo Landsteiner, existe na espécie humana três genes alelos para a determinação do grupo sanguíneo, com graus diferentes de dominância, e quatro tipos diferentes de sangue (A, B, AB e O). Isso explica porque entre os alelos A e B não existe dominância, logo, quando esses genes se encontram formam um fenótipo intermediário, o grupo AB.

O Grupo A é determinado pelo alelo A que domina sobre o alelo i podendo ter genótipo AA ou Ai. A mesma coisa ocorre para o tipo B que é determinado pelo alelo B, que também domina sobre o tipo i, e pode ter genótipo BB ou Bi. O alelo i, como é recessivo, só se manifesta quando em homozigose recessiva ii e determina o tipo O.

Na verdade, o que determina os diferentes tipos de sangue é uma proteína que as hemácias apresentam aderidas à sua membrana externa, o que Landsteiner chamou de aglutinogênio (antígeno).

Explicação:

será q ta bom, eu não queria q ficasse grande.

respondido por: kaylasgomes
0

Resposta:

olá

Explicação:

indivíduos podem ter sangue do grupo A, B, AB ou O, dependendo da presença de determinados antígenos nos glóbulos vermelhos. Indivíduos com sangue do tipo A possuem o aglutinogênio A; o B, aglutinogênio B; o AB, os dois antígenos citados, e o O, nenhum.

O plasma sanguíneo, por sua vez, pode abrigar outras duas proteínas denominadas aglutininas anti-A e aglutininas anti-B e são elas as responsáveis pelos problemas decorrentes em transfusões de sangue que não observam a compatibilidade sanguínea. Indivíduos

Perguntas similares