QUESTÃO 1
Platão, ao problematizar sobre a educação e a pedagogia, nos fornece um importante retrato do problema da educação na Grécia de seu tempo. Diante disso, ele buscava uma pedagogia justa, chamada de Paideia. O objetivo de Platão era construir uma educação que fosse capaz de corrigir as distorções produzidas por poetas e sofistas e colocar os cidadãos no caminho reto. Pois, ele acreditava que a formação do cidadão deveria ser integral, preparando-o para a vida da Pólis.
FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
Com base em seus conhecimentos sobre o sistema educacional de Platão, responda:
Como era caracterizado o método pedagógico de Platão? Apresente qual era a metodologia do filósofo e seus objetivos. Além disso, utilize a Alegoria da Caverna para ilustrar a superação do conhecimento derivado da opinião pelo científico.
Orientações:
- Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente a questão levantada.
- Você precisa, através de seu texto, deixar claro que conseguiu entender e interpretar a questão, bem como, que tem conhecimento e clareza o suficiente sobre o assunto, para dissertar e argumentar sobre ele.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 25 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Não realize cópias literais do livro didático ou da internet, pois se configura como plágio. Escreva a resposta com suas próprias palavras.
Bom estudo!
Respostas
Platão reflete acerca da educação (Paideia) e analisa o processo de ensino helênico, tendo em vista o progresso dos ensinamentos sofistas em favor da retórica e da oratória nas assembleias políticas.
Para Platão, a mímeses (imitação) não é uma técnica educativa apropriada às crianças, pois há, nas tragédias gregas, nos mitos e nas literaturas de Homero, personagens de caráter duvidoso e que não apresentam uma imagem benéfica e exemplificativa aos educandos gregos.
Assim, Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana. Assim, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irasível ou racional.
Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para o pensador, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.
Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.
De acordo com Platão, a matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.
Paideia em Platão:
https://brainly.com.br/tarefa/11125706
Mundo das Ideias x Mundo Sensível:
https://brainly.com.br/tarefa/25768162