O arcadismo é um movimento do período colonial, originado na Europa e trazido para o Brasil por poetas e intelectuais da época. Sua estética é apoiada por valores humanistas, iluministas e neoclássicos. O eu-lírico árcade costuma ser um pastor, cuidador de terras, de posse do próprio terreno, em diálogo com uma pastora, ou em estado de lamentação existencial em meio a elementos da natureza (montes, árvores, fontes, lagos). A exaltação da natureza em contraponto às vicissitudes da cidade também é um ponto importante.
Veja esse exemplo, de Cláudio Manuel da Costa:
Pastores, que levais ao monte o gado, Vêde lá como andais por essa serra; Que para dar contágio a toda a terra,
Basta ver se o meu rosto magoado:
Eu ando (vós me vêdes) tão pesado; E a pastora infiel, que me faz guerra, É a mesma, que em seu semblante encerra A causa de um martírio tão cansado.
Se a quereis conhecer, vinde comigo, Vereis a formosura, que eu adoro; Mas não; tanto não sou vosso inimigo:
Deixai, não a vejais; eu vo-lo imploro; Que se seguir quiserdes, o que eu sigo, Chorareis, ó pastores, o que eu choro.
A partir do exposto acima, escreva um soneto com temática pastoril (um pastor cuidando de seu rebanho, conversando com sua donzela, ou se queixando para os elementos naturais e os exaltando). Não esqueça que o seu poema precisa ter 14 versos, divididos em 4 estrofes: as 2 primeiras com 4 versos e as 2 últimas com 3 versos. Também é possível produzir rimas e deixar os versos com tamanho uniforme, ou semelhante (não obrigatório).
Respostas
respondido por:
0
Alguém responde,preciso tbm, pra hojeeeee
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás