Respostas
Nos últimos tempos temos observado um crescimento notório do número de pessoas que tem vindo a recorrer à prática de exercício e de actividade física como forma de procurar o bem estar físico e psicológico. Esta procura deve-se em grande parte às exigências e pressões colocadas pela sociedade moderna, que resulta em elevados níveis de ansiedade e stress. Paralelamente uma grande percentagem da população mundial sofre de depressão e de desordens várias. É assim, compreensível que a prática de exercício e actividade física regular tenha vindo a ter um papel fundamental no dia a dia das pessoas.
Podemos observar este fenómeno quase diariamente, pessoas de várias idades, de ambos os sexos, a correr, caminhar, andar de bicicleta ou patins, entregando-se à prática do exercício e da actividade física. Os “health clubs”, ginásios, aumentam a oferta e variedade de actividades disponíveis aos utentes e verifica-se aqui também uma procura nunca antes observada.
Quando questionamos as pessoas sobre as razões pelas quais se entregam à prática de exercício e actividade física respondem, que o fazem porque se sentem bem, porque as faz sentir melhor ou porque as ajuda a combater o stress do dia a dia. De um modo geral, a prática regular de exercício e de actividade física, além de vários benefícios para a saúde, ajuda a libertar a tensão e melhora o bem estar psicológico (Cruz, 1996).