O estabelecimento de uma fronteira social ou espacial que aumenta as desvantagens de grupos discriminados é imposta por leis e caracteriza-se como ação política que busca manter à distância indivíduos e grupos considerados inferiores ou indesejáveis. Essa definição refere-se:
a) preconceito.
b) inclusão
c) segregação
d) discriminação
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
A segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
Resposta:
A alternativa que melhor se aplica ao enunciado é a letra C.
Explicação:
A segregação socioespacial é um termo utilizado para evidenciar o destacamento das camadas financeiramente mais ricas para as mais pobres. No Rio de Janeiro, a segregação se dá em relação ao espaço nas zonas nobres como Zona sul e o subúrbio assim como a Baixada Fluminense.
Podemos citar a discriminação como um outro ponto, incluindo a segregação que pode ser econômica e na maioria das vezes tem haver com o racismo ou a xenofobia.
Por fim, a prática xenofóbica é uma prática errônea assim como o etnocentrismo, pois todos somos iguais e devemos ter igual valor, levando em consideração nossa cultura, nossos valores, costumes, religião entre uma série de outras questões que diariamente vem ocorrendo em forma de preconceito.