• Matéria: Ed. Física
  • Autor: maralinslins
  • Perguntado 4 anos atrás

a partir de fatos fisiológico psíquicos e existenciais podemos ampliar a nossa compreensão do corpo segundo merleau-ponty com base nessa compreensão analise as afirmativas e responda.​

Respostas

respondido por: quiteriaal98
7

Resumo

O tema deste ensaio é o corpo em Merleau-Ponty e Piaget. O trabalho visa trazer à luz o que estes cientistas pensavam sobre o corpo e sua relação com a aprendizagem humana. Usando uma pesquisa bibliográfica, verificamos que para Merleau-Ponty a essência da subjetividade e a essência do corpo estão ligadas à existência do mundo, enquanto que a aprendizagem está intimamente ligada ao movimento: para a criança, mover-se é pensar. No entanto, para Piaget, descobrimos que a relação entre mente e corpo é colocada em termos de um paralelismo entre a psique e o físico: o corpo é uma parte do mundo dos objetos e está sujeito às regras da causalidade, enquanto a mente é uma unidade formal que está sujeita à lei formal da necessidade. Piaget, por sua vez, reduz a noção de aprender a adquirir novos conhecimentos, resultantes da interação sujeito - meio ambiente, diferenciando-a do desenvolvimento da inteligência, o que corresponderia a todas as estruturas de conhecimento que foram construídas. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 047-061.

respondido por: gabriel2010flamengo
16

Resposta:

I - Com o olhar da Educação Física, é possível entender a disponibilidade corporal do outro a partir de sua postura, seu movimento e sua receptividade.

II- Relações ordinárias do espaço não podem transpor o contorno que o próprio corpo faz, as atitudes que tomamos, a nossa postura e o nosso tônus refletem a expressão daquilo que estamos vivendo corporalmente.

III - Por meio dos conteúdos cinestésicos e articulares, podemos dar um significado à proprioceptividade e a interoceptividade.

Explicação:

Todas estão corretas 666666666666666

Perguntas similares