faça um texto argumentativo sobre cotas raciais e sociais.
mínimo 15 linhas.
por favor me ajudem eu não entendo do assunto e não sou boa em texto e redação!!!
Respostas
Resposta:
No período da Revolução francesa foram criados os direitos do homem e do cidadão, no qual estabeleceu que todos os homens são iguais perante as leis. Atualmente, observa-se a criação de projetos com esse mesmo intuito, como as cotas raciais. Estas têm por finalidade legitimar o acesso ao ensino superior para negros e indígenas, por exemplo. Porém, esse fato remonta a história e atravessa os séculos, passando pela escravidão e gerando algumas dúvidas, pois algo que era para incluir socialmente, não poderá estar excluindo?
Apesar de dados estatísticos apontarem que da população mais carente do Brasil ser cerca de 60% negra, projetos como as cotas raciais que objetivam estender a mão da qualificação do ensino superior a populações desse tipo, tendem mais a excluir socialmente do que incluir, mostrando que um negro não tem a mesma capacidade intelectual que um branco e além de tudo, muitas negros se aproveitam das cotas para entrar nas universidades sendo que estes possuem uma posição favorável na sociedade. Resumidamente o que se pode observar é uma tentativa de reaver os malefícios de abandono, desigualdade financeira e exclusão social que afeta a muitos séculos essa parte da população, pois estes fatores retrocedem mais de 500 anos alcançando o período colonial do século XVI, no inicio da escravidão, até 13 de maio de 1888 com a abolição, mas que perpetua até hoje entre as sociedades, com o racismo.
Assim, o papel do governo é fundamental, pois este deve estender o braço à população de baixa renda. Ou seja, invés de cotas raciais poderiam ser sim cotas sociais. Portanto, o certo seria o governo estabelecer cotas para pessoas que tenham entre 1 ou 2 salários mínimos, ou aquelas que estudem em áreas de difícil acesso como em regiões da Amazônia e no Agreste do sertão nordestino, que realmente precisam.