Considerando esse quadro, responda: a) Quais hipóteses você levantaria para explicar como o lacandon chegou até a fronteira com a Colômbia? b) Como o difusionismo explicaria essa língua e esses motivos artísticos nessa área e quais os possíveis caminhos que essa língua e povo teriam percorrido? c) Qual seria o seu parecer técnico ao governo? Como você conciliaria o progresso econômico e a implementação de uma ferrovia nessa região sem prejudicar a cultura desse povo?
Respostas
Resposta:
a) Algum remanescente dos povos maias derrotados na Conquista do Iucatã, após o século XVII, desceu do estado do Chipas, pelo litoral do Pacífico, passando por Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, até entrar, pelo Rio Atrato, em território colombiano e, depois, em sentido oriental, seguir adentrando pelas quedas de Taquendama, depois pelo Rio Guaviare, Rio Inírida e Rio Isana, até chegar à Região Amazônica brasileira do Alto Rio Negro. Nesse trajeto e ao longo dos anos, eles foram tanto disseminando sua cultura como absorvendo outras ao longo da história e geografia dos locais.
b) O lacandon, junto com vários motivos da arte maia (plataformas cerimoniais de 4 metros, templos piramidais funerários, pirâmides triádicas, estelas, lintéis, esculturas zoomórficas, etc.), teria vindo junto com esses povos remanescentes na descida hipotética pela hidrografia colombiana.
c) A ferrovia poderia ser construída com a condição de que, para preservação da língua e cultura locais, o governo construísse escolas étnicas para os filhos dos indígenas.
Explicação: