QUESTÃO 1
Conceitua Padoveze (2013), que o modelo de decisão de margem de contribuição deve ter sua utilização complementada com o conceito de fatores limitantes ou restritivos. No cotidiano das organizações, podem surgir algumas situações que não estavam previstas pela administração ou pela gerência do setor produtivo, tais como greve dos funcionários, atraso na entrega de matéria-prima dos fornecedores, entre inúmeras outras.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade de Custos. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: Unicesumar, 2019.
Utilizando o contexto acima e o assunto envolvendo fatores de restrição, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
No caso das empresas prestadoras de serviços, não há possibilidade de ocorrer fator limitativo ou restritivo nesse ramo de atividade.
Alternativa 2:
Em todas as circunstâncias que ocorrem fator limitativo da produção, o correto é priorizar pela produção do produto com maior preço de venda.
Alternativa 3:
Independentemente do fator restritivo da produção e da margem de contribuição, a entidade deve optar pela produção do produto de maior preço de venda.
Alternativa 4:
Na ocorrência de qualquer fator restritivo da produção, não se deve priorizar a produção do produto de maior margem de contribuição para cada fator restritivo.
Alternativa 5:
Em todas as situações relacionadas à análise gerencial das margens de contribuição, sempre prevalecerão, prioritariamente, as de maior margem de contribuição encontradas ou calculadas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
Em todas as situações relacionadas a análise gerencial das margens de contribuição, sempre prevalecerão, prioritariamente, as de maior margem de contribuição encontradas ou calculadas.
Explicação:
A opção correta com relação a margem de contribuição é a Alternativa 5: Em todas as situações relacionadas à análise gerencial das margens de contribuição, sempre prevalecerão, prioritariamente, as de maior margem de contribuição encontradas ou calculadas.
O que é a margem de contribuição?
A margem de contribuição é um indicador da contabilidade que é capaz de medir o grau de colaboração que um produto possui dentro do lucro da empresa.
Para realizar o cálculo da margem de contribuição deve-se descontar do preço de venda de um produto os custos variáveis e as despesas variáveis, portanto tem-se a seguinte fórmula:
- Margem de contribuição = Preço de venda - (Custos variáveis + Despesas variáveis)
Nesse sentido, as empresas sempre priorizam, em suas análises, os produtos que possuem maior margem de contribuição, pois dão maior retorno financeiro as empresas.
Para mais informações sobre a margem de contribuição, acesse: brainly.com.br/tarefa/22268854
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!
#SPJ2