2) Ao analisar uma gestação, um médico confirmou que se tratava de gêmeos monozigóticos, contudo um deles era menino e o outro menina. A análise cromossômica dos gêmeos indicou que o menino era normal, porém a menina era portadora da síndrome de Turner. Tal fato deve-se à perda de: * 1 ponto
a) Um cromossomo X na gametogênese da mãe das crianças.
b) Um cromossomo Y na gametogênese do pai das crianças.
c) Um cromossomo Y durante a divisão mitótica do zigoto.
d) um cromossomo X durante a divisão mitótica do zigoto.
Respostas
Resposta:
c) Um cromossomo Y durante a divisão mitótica do zigoto.
Explicação:
Gêmeos monozigóticos surgem da fecundação de um único óvulo por um único espermatozóide, sendo que no início do desenvolvimento embrionário, conjuntos de células se separam e originam dois embriões que resultarão em duas crianças idênticas entre si geneticamente. Se durante a formação do zigoto um X fosse perdido, indicaria fecundação de óvulo X com espermatozóiode X (XX) e não teria como a criança normal ser do sexo masculino. E erros quando ocorrem durante a gametogênese, levam a formação de gametas mutados, e como consequência o zigoto já é formado com a mutação, o que resultaria em ambas as crianças mutantes, um exemplo de mutação pré-zigótica. O óvulo carregava um cromossomos sexual X e o espermatozóide um cromossomos sexual Y, por isso é observado o sexo masculino em uma das crianças, e a outra que apresenta Síndrome de Turner (apenas um X) apresentou um erro de segregação cromossômica, levando a perda do cromossomo Y durante as mitoses do desenolvimento embrionário, uma mutação cromossômica pós zigótica. A resposta correta é a letra C.
Quanto à Síndrome de Turner, a alternativa A está correta.
- Durante a gametogênese, ou seja, durante a formação dos gametas, no processo de divisão celular chamado meiose, ocorre uma disfunção que leva à formação de um gameta alterado, sem a presença do cromossomo X.
- Quando esse gameta encontra o outro gameta e ocorre a fecundação, o embrião formado é X0, ao invés de ser XX. É isso que caracteriza genotipicamente a Síndrome de Turner.
- As anormalidades típicas da Síndrome de Turner são: baixa estatura, disgenesia gonadal, pescoço alado, linha de implantação posterior dos cabelos baixa, tórax largo com mamilos distanciados e presença de anormalidades renais e cardiovasculares.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/34003331