1. (Fatec 2010) O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial. Esse episódio foi * 1 ponto a) a divisão da Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista que perdurou durante toda a segunda metade do século XX. b) a operação Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico, com a invasão da União Soviética, país representante desse bolchevismo. c) a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às margens do rio Volga. d) a assinatura do pacto de não agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.
Respostas
Resposta:
1. d) A assinatura do pacto de não agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.
2. a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos. Essas teses já haviam sido defendidas pelo Führer em seu livro Mein Kampf sobre Lebensraum, isso é, o Espaço Vital alemão.
Explicação:
1 - Em que a charge demonstra, de maneira satírica, a assinatura do Tratado Germano Soviético, em que era estabelecido um acordo de paz de 10 anos e a partilha secreta da Polônia.
2 - As pretensões do Lebensraum, defendia a necessidade de um Espaço Vital para a Alemanha ruma às regiões do Leste Europeu e de outros territórios ocupados por uma população tradicionalmente germânica.
Classroom
2º TRI | História | 3ª Série | Aula 28 | 24/06/2021
O episódio importante e polêmico ligado à Segunda Guerra Mundial está apontado na letra D) a assinatura do pacto de não agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.
O pacto de não agressão assinado pela Alemanha de Hitler e a Rússia de Stalin previa que as nações não se atacariam.
O que ninguém sabia, no entanto, é que o pacto assinado em 23 de agosto de 1939 ia muito além de um cessar à violência, pois possuía um protocolo complementar secreto. Nesse protocolo, a Polônia seria dividida, assim como a Finlândia, enquanto os Estados bálticos e a Bessarábia seriam da União Soviética.
No entanto, esse pacto foi firmado por Hitler somente com o intuito de ganhar tempo, pois esse sempre deixou esclarecido que era necessário o derramamento de sangue para conquistar êxito em seus objetivos. Alguns anos depois, atacaria de surpresa a União Soviética, e iniciaria aí o início da derrota alemã.
Veja mais sobre o pacto de não agressão em:
https://brainly.com.br/tarefa/2860386