1) KUARUP – o ritual fúnebre que expressa a riqueza cultural do Xingu“ Está se encerrando um ciclo de luto. As famílias já estão, finalmente, encerrando esse luto. Esse tronco aqui representa minha prima que faleceu, esse aqui é do tio do meu pai.... e esse aqui é do pajé [Sapain]”. Dessa forma, Pablo Kamaiurá explica a tradição do Kuarup. O ritual fúnebre foi realizado no último fim de semana (28 e 29), na aldeia Ipawu Kamaiurá, localizada no Xingu (MT).Participaram mais de 900 indígenas, além de outros convidados. O Kuarup ocorre sempre um ano após a morte dos parentes indígenas. Os troncos de madeira representam cada homenageado. Eles são colocados no centro do pátio da aldeia, ornamentados, como ponto principal de todo o ritual. Em torno deles, a família faz uma homenagem aos mortos. Passam a noite toda acordados, chorando e rezando pelos seus familiares que se foram. E é assim, com rezas e muito choro, que se despedem pela última vez. De acordo com a tradição, os convidados que veem de outras comunidades e acampam nas proximidades da aldeia Kamayurá recebem, das famílias que estão de luto, Disponível em: . Acesso em 07 abr. 2021.197presentes como peixe e beiju. “No total, são 8 etnias que estão presentes aqui. Dentre elas, o anfitrião cKamayurá, e os convidados Kuikuro, Mehinako, Kalapalo, Matipu, Waurá, Kaiabi e Aweti”, afirmaPablo Kamaiurá. O texto apresenta o ritual fúnebre realizado por povos indígenas no Xingu (MT). A exemplo da reportagem, relate duas celebrações ou ritos fúnebres dos quais tenha conhecimento ou que tenha pesquisado. Os rituais devem ser de religiões diferentes.
Respostas
respondido por:
8
Exemplos de ritos fúnebres:
- Religião Católica: os católicos acreditam na vida após a morte, por isso eles fazem não só o velório do falecido, mas também celebram uma missa de sétimo dia após a morte.
As pessoas que vão ao velório costumam oferecer flores ao defunto, que geralmente é enterrado em um caixão (embora algumas famílias optem pela cremação).
- Islamismo : nessa religião, quando uma pessoa morre, sua família rapidamente leva o corpo para a mesquita, para que seja feito o ritual do banho.
Depois o corpo é velado conforme a cultura e origem do morto. No outro dia é feita uma oração fúnebre e o defunto é enterrado sem caixão.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás