Atividade 2
Leia o texto abaixo.
[RESENHA] AMIGA DE JUVENTUDE – ALICE MUNRO
A canadense Alice Munro venceu o Nobel de Literatura em 2013 e é considerada uma das mais importantes escritoras da literatura contemporânea. Essa obra, em específico, reúne dez contos que focam em mulheres em busca de uma vida ideal [...].
Esse foi meu primeiro contato com a autora e acredito que comecei bem, pois, quando ainda não lemos nada de algum autor, os contos podem ser uma boa referência e uma porta de entrada para outras obras. Nesse caso, Munro é especialista em contos e já publicou catorze coletâneas deles, sendo hoje consagrada e prestigiada por esse tipo de narrativa.
Minhas impressões sobre a totalidade do livro foram muito positivas, sendo importante lembrar que alguns contos me ganharam totalmente e me envolveram mais do que outros, como, por exemplo, o primeiro deles, responsável por dar o título a essa coletânea. A capacidade que a autora tem de criar histórias fluidas e ao mesmo tempo significativas e profundas é imensa; além disso, o realismo das personagens e o modo como cada uma dessas mulheres parece ter algo tão expressivo para contar foi um dos aspectos que mais me agradou.
Desde as primeiras páginas já tinha certeza de que a autora entraria para minha lista de preferências literárias, primeiro, por escrever de um modo tão envolvente, ao tempo que despretensioso; segundo porque, ao que parece, é uma autora que consegue abordar diferentes temáticas através de um fio condutor importantíssimo: a condição humana. E quando nos referimos à condição humana, sabemos que nela estão implícitas histórias de sofrimento, alegrias, busca pela felicidade, descobertas, falhas e um mundo de sensações que nem sempre são fáceis de descrever.
Por fim, posso dizer que Alice Munro é uma autora que faz jus ao título conquistado, capaz de prender o leitor em cada uma de suas histórias, as quais, por sinal, originais e muito bem escritas.
LIRA, Clivia. [Resenha] amiga de juventude – Alice Munro. In: Minha vida literária. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... além disso, o realismo das personagens...” (3º parágrafo), a expressão destacada estabelece uma relação de
adição.
adversidade.
alternância.
conclusão.
explicação.
Respostas
Resumo: AMIGA DE JUVENTUDE – ALICE MUNRO
A canadense Alice Munro venceu o Nobel de Literatura em 2013 e é considerada uma das mais importantes escritoras da literatura contemporânea. Essa obra, em específico, reúne dez contos que focam em mulheres em busca de uma vida ideal . Esse foi meu primeiro contato com a autora e acredito que comecei bem, pois, quando ainda não lemos nada de algum autor, os contos podem ser uma boa referência e uma porta de entrada para outras obras. Nesse caso, Munro é especialista em contos e já publicou catorze coletâneas deles, sendo hoje consagrada e prestigiada por esse tipo de narrativa.
Minhas impressões sobre a totalidade do livro foram muito positivas, sendo importante lembrar que alguns contos me ganharam totalmente e me envolveram mais do que outros, como, por exemplo, o primeiro deles, responsável por dar o título a essa coletânea. Por fim, posso dizer que Alice Munro é uma autora que faz jus ao título conquistado, capaz de prender o leitor em cada uma de suas histórias, as quais, por sinal, originais e muito bem escritas.
Resposta:
adição, ela está pontuando outro aspecto positivo nós livros da autora.