• Matéria: Filosofia
  • Autor: anagabriellappassos
  • Perguntado 4 anos atrás

*ALGUÉM PODE ME AJUDAR NISSO PFV? SE EU N FIZER EU VOU FICAR DE RECUPERAÇÃO*



"Em grande parte de sua filosofia Rousseau propõe que o homem deve fazer um caminho de retorno à natureza, mas não um retorno ao seu primitivismo animal e rude, mas um retorno ao seu Estado Natural, que é o saber viver originário e feliz conforme nossas necessidades inatas. Essas necessidades inatas foram corrompidas pela civilização, pelo intelectualismo e pelos comportamentos artificials que a sociedade impõe aos individuos. As produções da arte e da cultura fazem com que esqueçamos nossos reals deveres enquanto seres humanos e descuidemos das nossas necessidades naturais Inerentes. Os refinamentos socials, as mentiras convenientes e aceitas pela comunidade, o exibicionismo Intelectual, a suntuosidade cultural e a vaidosa busca pela estima e simpatia das outras pessoas, são abusos que fazem com que percamos nossa capacidade de reconhecer e julgar valores humanos mais profundos, como a virtude.O homem natural busca simplesmente satisfazer suas necessidades como sexo, alimentação e autopreservação sem se angustlar frente à morte. Quando age de forma agressiva, não o faz de forma desnecessária ou com crueldade, pois tem em si um sentimento natural de piedade para com os outros seres da natureza. Esse homem tem a capacidade de tomar as próprias decisões seguindo o próprio discernimento e a habilidade de buscar a perfeição." Fonte: Arildo Luiz Marconatt ---- Após a leitura do texto acima produza um texto com uma critica a teoria de Rousseau e com um posicionamento que tenha lhe agradado. (O texto deve ter no minimo 10 linhas) *​

Respostas

respondido por: 0Akirakun0
1

Resposta:

Este texto analisa o conceito de vontade na filosofia política de Rousseau e busca reinterpretá-lo à luz da filosofia de Condorcet. Defende-se que Condorcet consegue tornar o conceito de vontade geral rousseauniano menos ambíguo, a partir da adoção de três critérios, a saber: a elaboração de um rigoroso método para a identificação da vontade coletiva, a defesa da instrução pública e a opção por um republicanismo democrático.  

Sua teoria da bondade natural do homem pode parecer estranha e, mesmo no século 18, foi objeto de escárnio por parte de filósofos como Voltaire. Contudo, é direcionada aos poderes exacerbados da razão e da ciência, que ele foi o primeiro pensador a questionar em plena vigência do Iluminismo.

Espero ter ajudado..

Perguntas similares
8 anos atrás