1. O texto de Erasmo de Rotterdam expressa uma das principais características do movimento artístico e filosófico conhecido como Renascimento. Essa característica é o: * 1 ponto a) Teísmo, a crença moderna de que o destino dos homens é determinado pela vontade de Deus, que se manifesta nos acontecimentos da vida cotidiana. b) Antropocentrismo, que se opunha aos valores medievais e atribuía ao ser humano, e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos. c) Cientificismo, que acreditava ser possível compreender a obra divina a partir da aplicação dos métodos de investigação científica. d) Iluminismo, que pregava o uso da razão em contraposição à fé como condição indispensável para o desenvolvimento das capacidades humanas. e) Misticismo, conceito central do humanismo renascentista, que atribui características sobrenaturais aos elementos da natureza, como plantas, rios e rocha.
ajuda AE
Respostas
Resposta:
1- b) Antropocentrismo, que se opunha aos valores medievais e atribuía ao ser humano, e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos.
2- e) seja o responsável pelo mal no mundo.
Explicação:
1- Em oposição ao Teocentrismo do pensamento cristão medieval, o Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo, ou seja, pela valorização do ser humano e na ideia de autonomia. Erasmo de Rotterdam foi um forte representante deste movimento.
2-Santo Agostinho visa superar o questionamento filosófico sobre a origem do mal no mundo. Se Deus existe, se Deus é bom e se Ele criou todas as coisas, como pode existir mal no mundo? Esse problema é resolvido através do conceito de livre-arbítrio, de acordo com o qual explica-se que Deus é tão bom que nos deu a possibilidade de usar o livre-arbítrio, escolhendo entre o bem e o mal.
O texto de Erasmo de Roterdã expõe o antropocentrismo. Logo, a alternativa B é a correta.
O antropocentrismo é marca do Renascimento, que se opõe à cultura cristã da época medieval ao valorizar, antes de Deus, o homem. Do ponto de vista católico, trata-se do velho pecado mãe de todos os pecados: o orgulho.
A valorização do homem, contudo, contou com o apoio de grandes mentes de dentro da Igreja, como Erasmo. Erasmo de opunha vivamente ao fausto e à opulência da Igreja. O caminho que Cristo indicou para a salvação é o mais simples, dizia ele: fé sincera, caridade não hipócrita e esperança que não se envergonha. Logo, é preciso retornar às origens.
É por isso que em seu famoso Elogio à Loucura a loucura erasmiana ARRANCA OS VÉUS, fazendo-nos ver a comédia da vida e a verdadeira face dos que se escondem sob máscaras. A loucura erasmiana é reveladora de “verdade”.
Diferentemente de Lutero, contudo, Erasmo não deixa a Igreja para fundar a sua própria.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/26547256