• Matéria: História
  • Autor: bibianavinholes14
  • Perguntado 9 anos atrás

Quais foram as causas e consequências da Guerra do Contestado?

Respostas

respondido por: ammandamoraiis21
3
A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar. 
Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras. 
Consequências: 
-Baixas nos efetivos legalistas militares e civis: de 800 a 1.000, entre mortos, feridos e desertores -Baixas na população civil revoltada: de 5.000 a 8.000, entre mortos, feridos e desaparecidos -Custo da Guerra para a União: cerca de 3.000:000$000, mais soldados militares -A Guerra do Contestado durou mais tempo e produziu mais mortes que a Guerra de Canudos, outro conflito semelhante em terras do Brasil. -Em cinco anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas.
Perguntas similares