1. No dia 10 de setembro de 2000 a Folha de S. Paulo publicou uma reportagem, sobre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, cuja manchete era: "Geografia urbana impõe 'exílio' ao deficiente". O subtítulo complementava-a da seguinte maneira: "EXCLUSÃO - Barreiras arquitetônicas e pobreza condenam ao isolamento pessoas portadoras de dificuldades de locomoção." Assinale, dentre as afirmações abaixo, aquela em que a interpretação da manchete e do subtítulo apresentados é INCORRETA.
a) O modo como o espaço geográfico de uma cidade está organizado pode propiciar mais ou menos relações sociais às pessoas com dificuldades de locomoção. Pode produzir mais ou menos isolamento geográfico e social.
b) As barreiras arquitetônicas presentes nessas cidades, e nas grandes cidades brasileiras de um modo geral, decorrem de obstáculos naturais presentes na geografia física, tais como, terrenos declivosos.
c) Se o modo como uma cidade tem seu espaço organizado facilita ou dificulta um maior número de relações sociais, podemos afirmar que a organização do espaço é um dos elementos da estruturação geral de uma sociedade.
d) Além das barreiras ligadas à geografia urbana, há também barreiras de outra ordem que condenam o deficiente ao isolamento, tais como, o preconceito social contra ele, o que inclusive veda seu acesso ao mercado de trabalho.
e) Em vista da complexidade, da estrutura física e do tamanho da população de São Paulo e do Rio de Janeiro, podemos afirmar que, nestas cidades, as dificuldades de locomoção e, portanto, do estabelecimento de um maior número de relações, atingem sobretudo as pessoas com deficiência.
Respostas
Sobre a interpretação da manchete e subtítulo a informação incorreta é a b) As barreiras arquitetônicas presentes nessas cidades, e nas grandes cidades brasileiras de um modo geral, decorrem de obstáculos naturais presentes na geografia física, tais como, terrenos declivosos.
As barreiras arquitetônicos que estão localizados nas cidades não podem ser considerados como naturais desde que são obra da geografia urbana realizada e construída durante o processo de urbanização das cidades.
As relações sociais podem proporcionais determinadas dificuldades diante do espaço geográfico criado nas cidades. Normalmente se reproduz uma exclusão e um isolamento de natureza social e geográfico diante das relações sociais.
O modo como esse espaço acontece pode representar um aumento ou uma dificuldade inerentes nas estruturas sociais.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/15593350
Espero ter ajudado.
Resposta:
B)- As barreiras arquitetônicas presentes nessas cidades, nas grandes cidades brasileiras de um modo geral, decorrem de obstáculos naturais presentes na geografia física, tais como, terrenos declivosos.