Observe o efeito ao colocarmos uma batata inteira foi colocada dentro de um béquer contendo água oxigenada. Na reação, a água oxigenada (H2O2) se decompõem formando água (H2O) e gás oxigênio (O2). Responda:
A) Equacione a reação química que ocorre balanceando-a com os menores coeficiente inteiros dos participantes.
B) Qual a evidência de que houve uma reação química?
c) A batata possui uma enzima chamada catalase que age como um catalisador e é a responsável por esse fenômeno acontecer. Explique o que ocorreria se ao invés de adicionar um pedaço inteiro de batata, tivesse sido adicionado a mesma quantidade, porém em frações menores?
Respostas
Resposta:
Os alunos irão observar que quando se coloca em contato a batata com a água oxigenada ocorre uma efervescência, ou seja, a batata acelera a decomposição da água oxigenada.
A reação de decomposição que ocorreu foi a seguinte:
2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)
O professor pode mostrar então para os alunos que uma substância (água oxigenada - H2O2) se decompôs em outras duas substâncias (água - H2O - e gás oxigênio - O2).
A liberação do gás oxigênio foi comprovada quando a chama do palito de fósforo ficou mais intensa ao aproximá-lo da boca do tubo de ensaio.
A água oxigenada se decompõe naturalmente de forma bem lenta somente pela exposição à luz solar. Mas, nesse caso, ela ocorreu de forma mais intensa, porque a batata possui uma enzima, chamada catalase, que atua como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada.
Essa mesma enzima está presente também no sangue. Assim, o professor pode explicar para os alunos que é por isso que quando colocamos água oxigenada num machucado, nós observamos uma efervescência. Pode mostrar também que, dessa forma, a decomposição da água oxigenada é importante porque permite desinfetar um machucado, matando micro-organismos anaeróbios.