10. É muito comum nas periferias e favelas do Brasil o furto de energia da rede elétrica, o chamado "gato". Mas também, muitas indústrias e comércios recorrem a esta prática ilícita (por lei, criminosa). Sem entrarmos nas questões legais, morais e sociais dessa prática, sabemos que muitas pessoas usam aparelhos antigos e de alta potência, além de muitas lâmpadas incandescentes ao invés de LED (mais caras), porque sabem que não pagarão por esta energia no final do mês. Mas os clientes que têm seus medidores pagarão por esta energia desviada. Que opção abaixo melhor descreve os resultados danosos dos tais "gatos"? *
a) O furto de energia elétrica provoca o seu encarecimento.
b) O furto de energia elétrica provoca acidentes elétricos.
c) O furto de energia elétrica provoca a interrupção no fornecimento de energia elétrica.
d) O furto de energia elétrica sobrecarrega a rede elétrica.
e) O furto de energia elétrica sobrecarrega a rede elétrica, provoca acidentes elétricos, causa interrupção no fornecimento de energia, além de provocar o seu encarecimento.
Respostas
É correto o que se diz na letra e) por que ela contem todas as afirmativas anteriores.
O aumento dos custos é devido ao repasse por parte das operadoras de energia aos clientes que são cadastrados legalmente no sistema de energia.
Independente do produto, o furto é um custo para a empresa. Se a empresa não considerar este custo, então ela corre o risco de operar no prejuízo.
Outro exemplo de furtos que causam aumento nos preços são os furtos de mercadorias em supermercados.
O furto de energia pode causar acidentes para quem for realizar esta ligação irregular já que nem sempre é alguém profissional que tem acesso às ferramentas corretas.
Cada rede elétrica é dimensionada para suportar uma certa quantidade de energia. Ao adicionar ligações extras, você demanda mais energia da dos disjuntores. O gato pode causar instabilidade da rede elétrica e até explosão dos disjuntores, deixando a rua toda sem luz.