Para tentar conter o avanço do protestantismo e fortalecer o catolicismo, quais ações a Igreja Católica tomou?
Respostas
A resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante foi a Contrarreforma, que foi pensada entre os anos de 1545 e 1563, na cidade italiana de Trento. Um concílio foi convocado pelo Papa Paulo III para que o alto clero católico se reunisse para reagir à cisão promovida pela Reforma. Espero ter ajudado
A Igreja Católica tomou uma série de medidas drásticas para que o protestantismo tivesse seu avanço contido entre os adeptos do catolicismo, como o banimento de indivíduos ligados à reforma protestante, além de estruturar uma reforma própria logo depois, chamada de contrarreforma.
Ações tomadas pela Igreja Católica para conter o protestantismo
A posição inicial da Igreja frente ao protestantismo luterano foi enxergá-la como um ato de iconoclastia, e uma ameaça à estabilidade da instituição.
Martinho Lutero, o líder da Reforma Protestante, foi excomungado, ou seja, expulso da Igreja ao se negar a rever suas teses que contradiziam o catolicismo. Havia lugares em que a presença dos reformistas passou a não ser mais permitida.
Institucionalmente, a Igreja Católica reavaliou seus próprios rumos como consequência da reforma protestante, durante as reuniões do Concílio de Trento, entre 1545 e 1563. Esta contrarreforma tinha como objetivo livrar a instituição católica das ambiguidades apontadas pelos protestantes.
O alto clero optou por alterar algumas práticas da igreja para tomar providências a respeito da corrupção no clero, a criação de seminários para treinar padres adequadamente. Também foi instituída a inquisição, e prática da venda de indulgências foi sendo deixada de lado gradativamente.
Saiba mais sobre o protestantismo em https://brainly.com.br/tarefa/44505969
#SPJ3