Respostas
1- Quais são os tipos de relevos do Brasil?
No Brasil, ele é constituído predominantemente por planaltos, planícies e depressões.
2- Fale sobre cada tipo de relevo brasileiro:
a)Planaltos- Planalto é uma forma de relevo constituído por áreas elevadas com o cume mais ou menos nivelado, com certo grau de plenitude. ... Os planaltos também podem ser definidos por planícies que estão no alto de montes. Os planaltos são normalmente formados pela erosão provocada pelos ventos (eólica) ou pelas águas da chuva.
B)Planície- Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. São superfícies com formações relativamente novas se comparados com outras formas de relevo e que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas.
C)Depressão- A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.
3- Quais são as planícies brasileiras?
No Brasil, destacam-se duas grandes planícies: a Planície do Pantanal e a Planície Amazônica. → Planície amazônica: Situada na região norte do Brasil, a planície amazônica encontra-se em meio a áreas de alto nível altimétrico (ao seu redor encontram-se regiões de planaltos).
4- Quais são os planaltos brasileiros?
Por ser tão extenso, é dividido em cinco unidades: Planalto Central, Planalto Meridional, Planalto do Meio-Norte (ou Maranhão-Piauí), Planalto Nordestino (da Borborema), e as Serras e Planaltos do Leste e Sudeste.
5- Quais são as depressões brasileiras?
Os principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.
6- Qual a forma de relevo mais predominante no Brasil?
Planalto