Para Hoffmann (2011) e Luckesi (2018), avaliar é muito mais do que aplicar uma prova, saber se um aluno merece esta ou aquela nota, este ou aquele conceito. Avaliar é um ato pedagógico: é um rigoroso processo de investigação e acompanhamento da aprendizagem. É a avaliação que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender. Assim, conceitos e práticas que constituem a avaliação da aprendizagem devem estar articulados com uma pedagogia construtiva, ou seja, articulados com uma pedagogia que esteja atenta ao educando como um ser em movimento, em construção permanente.
Para implementar essa perspectiva no chão da escola, é prioritário o uso de
A.
boletins com as notas azuis e vermelhas dos alunos, de modo que as famílias tomem providências punitivas nos casos em que há mau desempenho.
B.
planilhas para o lançamento das notas, de maneira que se possa fazer as comparações entre os alunos e segregá-los com mais facilidade.
C.
semanas de avaliação e sem aviso prévio, para que os alunos possam se sentir sempre interligados com as ações da escola.
D.
provas e testes bimestrais com análise das performances dos alunos e os devidos encaminhamentos para a recuperação no final do ano.
E.
fichas de registro com as atividades avaliativas e produções dos estudantes, que demonstrem de forma clara o avanço de cada um e em cada conteúdo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás