Em 2002, com a Lei 10.436, a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, língua natural dos surdos brasileiros, foi reconhecida como meio legal de comunicação no Brasil. Este reconhecimento, garantiu aos surdos, o direito de serem educados em sua língua natural, fato que promoveu uma reviravolta no paradigma educacional vigente. Neste contexto, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas: I - A presença do intérprete em sala de aula, e a criação dos cursos de Licenciatura em Letras/Libras são as principais consequências educacionais deste reconhecimento. PORQUE II- O direito ao intérprete em todas as situações de serviços públicos garante a aprendizagem dos surdos. Assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
As afirmações I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a I.
Explicação:
A alternativa adequada é a 2, pois ambas as assertivas são verdadeiras e a segunda é uma explicação para a primeira. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada e reconhecida como uma língua, assim, é necessário a presença do intérprete em sala de aula e em cursos de licenciatura para a promoção do conhecimento dessa língua.
Para mais, a educação gestual para surdos foi proibida por 100 anos, pois educadores da época acreditavam que os surdos deveriam ser inseridos na linguagem oral ao invés de serem respeitados pela linguagem gestual. Devido ao fato, deve-se reconhecer a LIBRAS como uma língua e promover a sua inserção na sociedade.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/7203045