2. Antes da Reforma Protestante, como a Igreja Católica e seus aliados (os nobres) reagiam aos que contestavam os dogmas da Igreja?
3. Cite duas críticas de Lutero as ações da Igreja Católica.
4. Qual é a diferença entre Lutero e Calvino no pensamento sobre a salvação?
5. Qual foi a reação da Igreja Católica às reformas protestantes?
6. Quais eram os motivos para a nobreza se manter aliada do rei no Antigo Regime?
Respostas
Resposta:
3)Lutero criticou o sistema clerical com as 95 teses, os dogmas da Igreja, a venda das indulgências, as missas em latim (pouca parte da população entendia latim), e os padres desonestos e mal formados.
4)Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras (ou seja, por aquilo que os cristãos fizessem em vida), enquanto que Calvino defendia que a salvação só poderia acontecer por meio da predestinação. A disputa, que era sobretudo teológica, se baseava no modo como ambos os teólogos concebiam a Deus.
5)A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
6)A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.