• Matéria: Português
  • Autor: tatyxhilquias
  • Perguntado 4 anos atrás

1) A protagonista voltou de uma viagem à França.

a) Qual é o nome de um dos museus que visitou?

b) Que tipo de viagem ela fez, considerando que "a mala voltara quase vazia; mas a mente vinha repleta"?

c) O interesse de Ingrid pela arte parece ter surgido nessa viagem em particular? Explique sua resposta.

d) E correto afirmar que apenas a arte estrangeira agradava a ela? Justifique

2) Compare a situação inicial deste conto com a narrada em "Cavalo imaginário". Qual delas é mais breve? Justifique sua resposta.

3) Os quadros na parede da residência são fundamentais para o esta- belecimento do conflito.

a) Qual é o primeiro indício de que algo inusitado está acontecendo?

b) Analise as várias ações dos personagens dos quadros. Que fatores levam esses personagens a começar a se mover?

4) A partir do sexto parágrafo, as emoções dos personagens retratados nos quadros começam a ser exploradas.

a) Como você interpretou o trecho "Já não se obedecia aos limites impostos pelas molduras"?

b) Qual é a sensação comum à maioria dos personagens?

5) O conto fantástico pressupõe a dúvida do leitor sobre o que, de fato, ocorre.

a) O que poderia explicar, racionalmente, o que está acontecendo?

b) Que aspecto sugere que essa explicação não é suficiente?

c) Por que é correto dizer que, nesse conto, o climax não é seguido de um desfecho?

d) Qual é o efeito dessa forma de construir o final?

e) A narrativa foi apresentada por um narrador em 3a pessoa. O que mudaria caso fosse Ingrid a narradora?​

Anexos:

Respostas

respondido por: planejamentod75
142

Resposta:

Resposta:1-a-Museu d’Orsay.

b-Foi uma viagem cultural, já que ela aprendeu muito e não se dedicou

a fazer compras, e por isso sua mala não estava cheia.

c-Não. Sua residência já tinha muitos quadros na parede, o que revela um

gosto antigo por arte.

d-Não. Uma das obras na parede retrata algo relativo à festa de Iemanjá, um

orixá (divindade) de origem nigeriana e bastante cultuada no Brasil, sendo,

provavelmente, uma pintura nacional.

2-A deste conto, porque o acontecimento que a desestabiliza começa já no

segundo parágrafo.

3a. O primeiro indício é a sensação da narradora de que algo se moveu na

parede.

3b. São fatores externos, como a luz que atinge um quadro, os movimentos da

narradora, o sopro de um vento e a própria movimentação em outros quadros.

4a. Resposta pessoal. Os alunos devem reconhecer que os personagens

estiveram limitados ao cenário da pintura em que estavam inseridos, mas, a

partir daquele momento, puderam ver o que estava fora do quadro.

4b. Os personagens sentem-se angustiados ao notar que estiveram

aprisionados

e que suas ações estavam suspensas.

5a. Pode-se pensar que a personagem, por estar muito cansada, teve um

sonho ou delírio e que o narrador se refere a isso.

5b. O fato de haver uma tela sem tinta.

5c. O clímax do conto está expresso no último parágrafo, quando a narradora

acorda assustada e vê a tela sem tinta. Não se expõe o que acontece depois,

isto é, a resolução do conflito.

5d. Essa forma de construção mantém o suspense, porque o leitor não tem

certeza quanto ao que, de fato, estava ocorrendo.

5e. Ingrid não percebeu o que estava acontecendo com os quadros na parede

de sua casa, por isso não poderia relatar o movimento. Como narradora,

contaria apenas suas ações e sua perplexidade diante da tela sem tinta.

Explicação: Espero ter ajudado


antonialopes030255: Muito obrigado ajudou muito paranbens
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