escreva sobre o bullying e quais medidas você sugere para inibir ações de bullying na nossa escola
monykedeborah:
me ajuda nessa aí gente ಥ‿ಥ
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
o bullying infelizmente ocorre mto, é quando vc se acha superior ou melhor que alguém, quando na verdade somos todos iguais, infelizmente mtas pessoas passam e sofrem com isso tendo problemas mentais e etc.
Explicação:
acho que para resolver isso as escolas podiam tomar mais medidas contra isso, pois a partir do momento em que alguém vai se queixar com o diretor ou professor sobre o ocorrido é pq não se trata de uma "brincadeirinha"
respondido por:
2
O que é o bullying?
- A palavra tem origem na língua inglesa, no verbo “to bully”, e tem como significado o ato de ameaçar, agredir ou intimidar uma pessoa indefesa. O bullying pode estar relacionado a vários tipos de agressão, que se diferenciam a partir do modo como são praticados.
- São pelos menos 10 os tipos de bullying, classificados como: físico, verbal, material, sexual, familiar, psicológico, moral, social, preconceituoso e ciberbullying.
- Vale ressaltar que essa ação é realizada de maneira intencional e recorrente, e comumente acarreta danos físicos e psicológicos nas vítimas.
As principais consequências do bullying!
- Também chamado de vitimização, o bullying já é considerado uma questão de saúde pública. Alguns estudos examinaram as consequências a médio e longo prazo, identificando riscos associados à transtornos emocionais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, entre outros.
- As consequências do bullying podem afetar desde a esfera individual do aluno até a toda dinâmica escolar. A vítima pode ter vários aspectos de sua construção de identidade e personalidade afetados, além da perda iminente do desempenho escolar.
- Nesse cenário, reprovação ou abandono escolar, episódios de indisciplina, também se apresentam como consequências para todos os envolvidos na dinâmica escolar.
As principais causas de bullying nas escolas.
- A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, em sua terceira edição, apontou que a metade dos alunos entrevistados (46,6%) diz que já sofreu algum tipo de bullying e se sentiu humilhado por colegas da escola. O estudo que abrangeu mais de 2 milhões de estudantes indica ainda que 7,4% desses alunos, o que equivale a 195 mil docentes, disseram que essa humilhação não é pontual e acontece com frequência.
- Entre os principais motivos das intimidações sistemáticas estão questões relacionadas à imagem ou aparência corporal e do rosto, raça ou cor, orientação sexual, religião e região de origem.
Saiba como combater o bullying na escola.
- A escola pode lidar com o bullying através de medidas de prevenção e estratégias de intervenção. A seguir, apresentamos as ações e a maneira de colocá-las em prática.
Medidas de prevenção:
- Na prevenção, a escola trabalha com a conscientização dos alunos e da família acerca do assunto, deixando claro que é uma prática negativa, imoral e que, caso ocorra, terá suas devidas penalizações para os agressores. Essa medida é importante pois muitos estudantes não sabem da gravidade do bullying e que existe uma lei cujo objetivo é a criminalização dessas ocorrências.
- Uma forma de trabalhar com a prevenção do bullying é o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, contribuindo para a formação de alunos mais empáticos, que saibam lidar melhor com conflitos em geral.
- O número de casos desse tipo de intimidações sistemáticas tende a diminuir em escolas que trabalham com o socioemocional, uma vez que os estudantes passam a respeitar mais as diferenças e conseguem se comunicar de forma mais clara e com menos anseio caso alguma agressão ocorra, sentindo-se mais confortáveis para procurar a direção escolar e a pedir ajuda.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás