1. Em 1787 Luís XVI convocou a chamada Assembleia dos Notáveis, porém essa era composta unicamente pelo Primeiro e Segundo Estado. Os dois estados recusaram-se a perder qualquer privilégio de classe e a pagar qualquer tributo. Em 1788, a França mantinha sua crise econômica e o rei, novamente, resolveu convocar a Assembleia dos Estados Gerais, dessa vez com a participação do Terceiro Estado. O Terceiro Estado vai revoltar-se com a organização do sistema de votação realizada através de um voto por estado, sentindo-se em desvantagem, uma vez que Primeiro e Segundo Estado uniriam seus votos. Qual a principal exigência do Terceiro Estado quanto a esse sistema de voto? *
1 ponto
a) O Terceiro Estado pretendia que o sistema de voto fosse realizado de maneira que toda a população francesa fosse utilizada com o seu poder de voto, existiria assim uma votação popular. Assim, composta pela maioria da população, essa representação seria considerada mais justa.
b) O Terceiro Estado desejava que o sistema de voto da Assembleia dos Estados Gerais fosse realizado por meio de urnas eletrônicas, assim seria assegurado que não ocorreriam fraudes nessa votação. Após
c) O Terceiro Estado exigia que o sistema de votação da Assembleia dos Estado Gerais acabasse. Assim, com o fim desse sistema de voto por indivíduo e por Estado, a escolha caberia unicamente às determinações monárquicas de Luís XVI.
d) O Terceiro Estado pretendia que a votação da Assembleia Geral dos Estados fosse realizada por pessoa, e não por Estado. Exigindo mais representação política, o Terceiro Estado desejava que aumentassem o número de seus deputados.
A igualdade, a universalidade e o caráter natural dos direitos humanos ganharam uma expressão política direta pela primeira vez na Declaração da Independência americana de 1776 e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Embora se referisse aos “antigos direitos e liberdades” estabelecidos pela lei inglesa e derivados da história inglesa, a Bill of Rights inglesa de 1689 não declarava a igualdade, a universalidade ou o caráter natural dos direitos. Os direitos são humanos não apenas por se oporem a direitos divinos ou de animais, mas por serem os direitos de humanos em relação uns aos outros.
Adaptado de Lynn Hunt, A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 19.)
2. (Unicamp-SP – 2015) Considerando as informações do texto, assinale a alternativa correta. *
1 ponto
a) A prática jurídica da igualdade foi expressa na Declaração de Independência dos EUA é assegurada nos países independentes do continente americano após 1776.
b) A lei inglesa, ao referir-se aos antigos direitos, preservava a hierarquia, os privilégios exclusivos da nobreza sobre a propriedade e os castigos corporais como procedimento jurídico.
c) No contexto da Revolução Francesa, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão significou o fim do Antigo Regime, ainda que tenham sido mantidos os direitos tradicionais da nobreza.
d) Os direitos do homem, por serem direitos dos humanos em relação uns aos outros, significam que não pode haver privilégios, nem direitos divinos, mas devem prevalecer os princípios da igualdade e universalidade dos direitos entre os humanos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1 letra D
2 letra D
Explicação:
1 d) O Terceiro Estado pretendia que a votação da Assembleia Geral dos Estados fosse realizada por pessoa, e não por Estado. Exigindo mais representação política, o Terceiro Estado desejava que aumentassem o número de seus deputados.
2d) Os direitos do homem, por serem direitos dos humanos em relação uns aos outros, significam que não pode haver privilégios, nem direitos divinos, mas devem prevalecer os princípios da igualdade e universalidade dos direitos entre os humanos.
aleatorionaosei13:
certinho, vlw
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